Dicas para pesca da Pirarara

As suas cores são muito bonitas, mesclando áreas de amarelo, marrom e vermelho-sangue, o que lhe valeu o nome de Peixe-Arara. Uma característica dessa espécie é o bufo que emite quando retardada da água, assustando o pescador de primeira viagem.

Pirarasite

A carne dos peixes pequenos e médios é tida como muito saborosa. Atinge mai de 1,20 metros e bem mais de 50kg, mas um exemplar desse tamanho dificilmente é embarcado devido à raridade e força que possui, caso venha a ser fisgado.

Habitat e Comportamento

Não restam dúvidas de que esta espécie é considerada uma das mais esportivas dentro do grupo dos Bagres, tamanha é sua força e determinação quando arranca com a isca em direção a algum enrosco no fundo, para se livrar do anzol.

A  pegada da Pirarara é característica e mesmo um peixe de pequenas dimensões exigirá bastante perícia e técnica para não perdê-lo em algum galho ou pedra submersos, locais que costuma frequentar.

Equipamentos

Para pescar Pirarara use matéria do tipo pesado para linhas de 30 a 50 lb. Os anzóis mais utilizados são os de 8/0 a 14/0, já que a imensa bocarra é bastante ampla.

Isca

A  pesca da Pirarara é realizada exclusivamente com iscas naturais de peixes ou filés destes, sendo uma das melhores a Piranha-Caju, mas as iscas de peixes em geral não são desprezadas por esse glutão que come, além de peixes, aves e tartarugas.

Dicas

O melhor período para sua pesca da Pirarara é durante a seca nas noites sem lua, na embocadura de rios ou na calha principal. Para pescar a Pirarara, dê  preferência a áreas que não tenham muito enrosco, a fim de não  perder os peixes. Um fato curioso é que muitos caboclos, principalmente as criança  temem a Pirarara que tem a reputação de vez por autora, abocanhar algumas vítima que esteja Nando perto de um grande peixe.