Os Dourados são peixes de mar aberto considerados cosmopolitas. Das duas espécies existentes, já que costuma frequentar as águas nacionais é a Coryphaena Hippurus.
Pode atingir mais de 25kg de peso e 2,0 metros de comprimento. O formato do corpo é mais alto na região da cabeça e se afina em direção da cauda.
Habitat e comportamento:
Os Dourados são considerados peixes altamente esportivos, sendo capturados comumente em alto-mar. Os indivíduos pequenos costuma ficar próximos da costa e se deslocar em cardumes bastante numeroso. Alimentam-se de lula e cardumes de pequenos peixes. Um comportamento bastante interessante do Dourado é o fato de acompanharem grandes objetos á deriva. O próprio barco funciona às vezes como chamariz do Dourado . Um método eficaz de manter os peixes perto da embarcação é, após fisgar o perime iro exemplar, mantê-lo na água. Esse processo é conhecido como encachorramento.
Equipamentos:
O material mais indicado para pescar Dourado é o médio/pesado para linhas de 12 a 25 lb. O s anzóis mais indicados são de 2/0 a 6/0, não sendo necessário o uso de encastoado. Po ser um peixe de meia água, o chumbo usado não pode ser muito pesado.
Isca: As iscas artificiais de plugs de meia água, poppers, lulas e colheres são os mais utilizados na sua pesca que pode ser tanto a de corrico como a de arremesso. As iscas naturais mais usadas são as Sardinhas e lulas.
Dicas:
Somente embarque os exemplares com ais de 50cm. Tome cuidado ao manusear peixes muito grandes, já que são muito vigorosos.